10 de set. de 2009

"Provo que a mais alta expressão da dor consiste essencialmente na alegria" Augusto doa Anjos

Lendo o Livro " Uma aprendizagem, ou o livro dos prazeres" Clarisse Lispector não é para qualquer leitor ler... Alguns anos atrás, uma amiga me falou para ler Clarisse e eu até tentei, mas não absstraí nada...E fiquei achando que ou aquela mmulher foi inteligente demais e eu não conseguia abstrair nada, ou eu era completamente burra. A segunda opção tá mais perto do certo, diria "imatura para entender" A escrita de Clarisse "está sempre numa confluência de paradgmas, que a narradora entretece, destece e põe en tensão: A cena do Realismo-Naturalismo e do Romantismo-Simbolismo", isso significa que em seus veios recessivos, transformados por sua perspectiva estilística pessoal, criam um entreleçamento significativo entre a realidade e a "realidade advinhada"."Texto em mutação, as obras de Clarisse sublinham a precariedade e o nomadismo da consciência e da existência."

Todo texto comtradição - tomada a palavra no sentido que a crítica textual lhe empresta - tende a apresentar nas produções que dele são feitas, um maior ou menor número de alterações, que vão desde os erros cometidos por distração de digitadores, até as correções bem MAIS INTECIONADAS de revisores ou copidesques. Por isso é necessário que se proceda ao estabelecimento desse texto, procurando NO CONFRONTO restitui-lhes a sua fidedgnidade e genuidade.

Esse Livro já começa com vírgula ( kkk...) e segue se nas primeiras páginas uma série de situações que se vão somando, somando...como fazer compra, levar o suco que ficou escrito na geladeira, mas a empregada esqueceu para escola em horário de almoço, ver as contas prioritárias a pagar, arrumar a fruteira só com maçãs ( kkk....) e dizer q ficou perfeito. Esse somatório de ações, tenho provado em minha vida que tenho dirigido sozinha e ando cheia de doenças psicossomáticas, tais como dores fortes na coluna cervical, labirintite, tonteira.

Somatizar... Se nos lancássemos mais aos pés de jesus, teríamos mais paciência e jeito para conduzir o que tá impossivel conciliar, como, no desespero fazer uniduditê...qual conta pago esse mês?? Muitas coisas já foram revisadas, e nenhum copidesque deu o veredictoo final, ansiedade, doença psicossomática..."Descansar no Senhor!" Eis coisinha básica...Eis coisinha difícil....

"Não pude te esperar, porque estou morrendo de cansaço, porque estou trabalhando ininterruptamente desde as cinco da manhã. Infelizmente eu é que tenho que fazer a cópia de "atrás do pensamento", sempre fiz a última cópia dos meus livros anteriores, porque cada vez que copio vou modificando, acrescentando, retirando, mexendo neles, enfim"Esse livro dos prazeres teve 4 edições na vida da autora, as duas primeirasde 1969 e 1973, publicadas pela editora Sabiá e as duas últimas, por José Olimpyo 1974, 1976.

diz a autora, que sempre na útima edição há maior RESTITUIÇÃO DE FIDEDIGNIDADE E GENUINIDADE.
Volta a origem, ao que era para ser, com o propósito criado e estabelecido por Deus, não importando o grau de maturidade, o importante é ser fidedgno, e genuíno. Deus tem seus caminhos para fazer isso em TODA E QUALQUER SITUAÇÃO....POR ISSO, não somatiza nada Simone, vc é sempre assim, e sempre...sempre... passa porque JESUS, O NOME SOBRE TODO NOME , é quem te tem esforçado.................
paz de mim a mim. e claro a quem quiser...

"Depois disso olhei e eis que vi uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvi era como a trombeta que falava comigo, dizendo: sobe aqui, e mostrar-te -ei as coisas que devem acontecer depois destas." Ap, IV, I

Nenhum comentário: