13 de jun. de 2010

Uma palavra Bíblica aos nossos corações.

Uma palavra Bíblica para nossa edificação.

As histórias Bíblicas dão grandes contos, sermões, que não devem ser acrescidos.

Já ouviu a história de Esaú e Jacó??

Gêmeos, homens da triagem de Deus. Desde o nascimento via-se o caráter de Jacó, que naquela época, gerava até mesmo os nomes dos filhos, determinados fatos. Pois eis que Jacó é retirado do ventre de sua mãe, e suas mãos estavam agarradas aos pés de seu irmão Esaú.
Daí veio o seu nome: Jacó (usurpador, que já saiu usurpando...). Esaú era trabalhador, e ficava muito com o pai. Jacó era pacato e ficava muito com sua mãe! Essa história tem intimidade com criação de filhos, problemas de educação, eleição de um em restrição a outro, filhos com porção de amor diferencial, distorções que dentro de casa, geram feridas incalculáveis de proporções complicadas para cura.
Esaú nasceu primeiro, e portanto tinha direito a primogenitura!! Dentre a bênção de Deus, o direito de primogenitura dava ao filho primogênito porção dobrada da herança. A mãe tramava com Jacó, já que o preferia, uma armadilha infernal...
Eis que Esaú chega do trabalho cansado, chega com o pai, com fome, e não pensou por dois segundos antes de trocar algo tão sagrado!! O cheiro da lentilha da mãe era maravilhoso...
E Jacó disse a Esaú: - dou-lhe um prato de lentilhas a troco do direito de primogenitura!!!
( Nesse momento, Esaú, imediatista, troca o eterno, pelo momentâneo...) . Nossa!
O pai, já velho, cego, apenas chamou seu filho Esaú para dar-lhe a bênção de primogenitura, sabia que Esaú era peludo, e Jacó não... mais uma vez a intervenção maliciosa de Rebeca: Deu a Jacó uma pele de urso, pois seu pai colocaria a mão e não saberia ser Jacó, apenas impetraria a bênção! E assim aconteceu!!! Jacó tornou-se a triagem de deus e Esaú perdeu a primogenitura...Fico pensando em Esaú, o peso do desprezo, o pai, morrera, a mãe o traíra, o irmão também, Esaú foi totalmente destruído emocionalmente.
Diz a bíblia que Jacó fugiu do irmão 640 km...alô, não havia carro, era cavalo, burro e camelo...Mas eis que se você quer viver uma vida sem respeitar princípios e valores, certamente um dia você vai pagar... Todo dinheiro desse mundo não troca a paz, o cara era todo desconcertado, mas prosperava porque tinha a bênção. Penso que sua consciência deveria pesar todo dia... Irmão traído, relação rompida e mãe mau caráter como ele!
Jacó encontra Labão. Vê a filha Raquel de Labão... Seus olhos se voltaram para Raquel, desejava aquela bela mulher, sábia, meiga, linda...Mas Labão era um homem rico, o dote de Raquel custava muito caro e Labão faz-lhe uma proposta: _ quer se casar com Raquel? Deve trabalhar sete anos para mim!!! E terá então a mão de Raquel em casamento. Então naquele afim, as feridas que causou nas pessoas ficaram para trás. Passados os suados sete anos, veio o casamento, todo aquele ritual, a noiva de véu no rosto...casaram-se. Pela manhã, quando Jacó acorda, quem era? Era Lia, a irmã mais velha de Raquel, vesga como diz a Bíblia...Meu Deus!!! Eis que Jacó estava em desespero...Sentiu-se traído! Sentiu o peso da traição...naquele momento ele ouve de Labão: _ Na nossa terra casamos primeiro a filha mais velha eu não poderia quebrar a tradição! E refutou muito Jacó, antes de chorar as suas dores... Mas eu amo Raquel, eu quero é Raquel!! E Disse-lhe Labão; _ Se queres Raquel, pois que trabalhe para mim mais sete anos... E a Bíblia diz que ele chora e lembra-se do seu irmão. Sente a mesma dor que causara ao irmão. Não importa quão esperto pensa ser, um dia seu dia chega! Essa mensagem nos diz, vale a pena perder antes para ganhar depois... Imagina que todo dia ele olhava para Lia pensando em Raquel, que vida atribulada. Não confia mais no sogro! Que vida atribulada...
Casou-se após 14 anos com sua amada Raquel. Seu casamento foi abençoado. Agora ele tinha duas mulheres, uma era amada e a outra não. Outro problema: _ Lia havia dado filhos a Jacó, mas Raquel era estéril...Raquel intercedia a Deus, mas demorou ter filhos, e antes disso deu uma serva para deitar-se com Jacó para que essa lhe desse um filho...e lia também deu-lhe uma serva para lhe dar mais filhos. Ao todo Jacó teve doze filhos...A vida dele já era de total desespero...chegou-se o tempo dele ir embora porque passou-se o tempo de servir a Labão. Mas nisso, o próprio Labão diz a Jacó: _ Se tenho achado graça diante de ti, FICA porque Deus tem-me abençoado por amor a ti.
Os filhos de Jacó também lhe geraram grandes problemas, futuramente, venderam José como escravo, e falaram que ele havia morrido, tinham a quem puxar, pensaram em dinheiro como Jacó, cometeram crimes emocionais... Mas eis que depois José foi governador do Egito.
Voltando... Jacó servia a deus numa religião, era religioso. Mas não conhecia a Deus! Jacó odiou sua existência e quis de verdade um encontro com Deus. Ta pensando que é fácil?
Passou a odiar o pecado que em toda sua vida cometera, de enganar, odiar suas mazelas...alguns religiosos são piores que ímpios, além de preconceituosos, são culpados, porque conhecem a palavra mas não a vivem.
O fato foi que Jacó agora um anjo no vale de Jaboque, e briga com esse anjo, ele diz: _.Anjo, toca-me...E o anjo não queria nada com ele! Mas ele briga com o anjo, e sai mancando e o anjo diz a ele, eis que você agora se Chamará Israel, e terá a presença de Deus .E Jacó reuniu todas as suas mulheres e servas, e foi encontrar seu irmão. Ao ver Esaú, e Esaú ao vê-lo não via mais o traidor, porque seu semblante havia mudado...Viu a face transformada, viu Jesus nele....Incrível só Deus faz isso. Eles ficaram tanto tempo sem se ver e a Bíblia diz que não precisaram dizer palavra, apenas se abraçaram, se perdoaram e choraram muito. Jacó presenteou Esaú com a melhor parte de seu gado.

Deus fala tremendamente ao nosso coração através da Bíblia, que é viva e eficaz para remover sofismas.
Que Deus nos revele o quanto há em nós de Jacó e Esaú.

Mais uma informação que causa temor aos nossos corações:
..O próprio exemplo de Caio Fábio...Pastor mais importante no Brasil e reconhecido até mundialmente. Durante décadas( 80 e 90) escreveu livros, os mais lidos! Estava em adultério com a secretária durante dez anos, sem que a igreja soubesse...Consequências do pecado de omissão de adultério: Os dois filhos que teve com a secretária são homossexuais, perda do casamento e divórcio. Seu filho primogênito, filho de sua esposa, casou-se com o pastor da primeira igreja no Rio a começar fazer casamentos de homossexuais... Santo Deus!!! Dá-nos mais temor... Foram dez anos de omissão e subindo no altar de Deus que deu legalidade ao diabo de agir poderosamente na vida de seus filhos. Certamente atingindo profundamente esse homem de Deus, que se voltou realmente para Deus através de muita dor.Deus ama o pecador, seja ele como for, mas abomina ao pecado.