28 de jun. de 2010

Luis Carlos Clay - depoimento - CEI -CABO FRIO.

poO depoimento, uma palestra, reportagem, resenha, relatos, reportagens, texto didático, entrevista especializada podem ser gêneros textuais que utilizam-se do mesmo esquema dissertativo-argumentativo, dependendo da Função da Linguagem utilizada, ou seja, centrada no Assunto ( Referente) – cujo objetivo é informar/ fazer saber , tendo como foco o tema, dados relevantes e argumentos próprios.

Lembrando que são imprescindíveis a esse texto os seguintes critérios avaliativos:
- Impessoalidade
- Tema ( não fugir a...)
_ Premissa ( O que você pensa sobre o tema, sendo que sua visão deve estar implícita, para que você preze pela impessoalidade.)
_Espaço ( Histórico, Cronológico ou Psicológico , sendo este a sucessão dos sentimentos do autor-personagem, onisciente ...)
- Tempo( cronológico, sociocultural ou social: lugar que a personagem ocupa na sociedade, caracterizado pela forma de vida, filosofia, linguagens, atitudes, etc...)
- Problemática/ suspense.
-Clímax – Estágio de maior conflito,
-desfecho – volta à estabilidade, comprovação da premissa mediante comprovação.

Depoimento ( Testemunho) de Luis Carlos Clay - No CEI ( data: 26/06/2010)

Ex integrante da Jovem Guarda, o cantor e compositor Luis Carlos Clay, iniciou seu testemunho glorificando o nome do Senhor Jesus, por O haver conhecido e vivenciado uma conversão verdadeira, fruto de muita intervenção, fé e oração de familiares.
Inicia, divertido como ele só, declarando que há 12 anos tem orado para que Deus modifique a programação da TV globo, isso, não devido aos atores, diretores ... a equipe é a melhor dentre todas as televisões sul americanas. Mas devido aos temas apelativos: estes, são enfáticos e precisam ter sexo, traição ou violência, para gerar ibope.
E naquele mesmo dia foi-se perceptível o início da mudança: _” Duas pastoras e cantoras Gospel, estiveram no domingão do Faustão, trazendo o brilho da vida real com Cristo.”
Pergunta-se: _ Por que a Som Livre tem patrocinado a música Gospel? E a resposta é simples: _ Porque evangélicos, em sua maioria, são fiéis, compram os Cds, não aderindo a pirataria, assim , a som Livre foge à falência!
Percebe-se também entre as emissoras, que programas cristãos estão batendo recordes de audiência, sem falar em sexo, traição e violência, mas ensinando a lidar com problemáticas diárias, através de princípios cristãos.
Segue-se o palestrante adentrando seu próprio depoimento; _Eu era do tempo das músicas ingênuas, que não machucavam ninguém, chamava-se as mulheres de tijolinhos! (rs)
“Você é meu amorzinho, você é meu amorzão, você é o tijolinho que faltava na minha construção” do tempo que só havia uma novela, “ o direito de nascer...” Tempo em que o homem era broto, o pão...Reginaldo Rossi fez a festa dos pães quando criou uma música falando dos Geanequines da época.
Havia uma amizade grande entre ele e o Silvo Santos, e Luís Carlos sempre lançava risinhos depreciativos, quando o mesmo, judeu, declarava que sempre enviava todo seu dízimo a Israel, todo judeu é rico, alguém já viu um judeu mendigo? Obediência a princípio...
Filho de militar, mas comunista convicto, foi preso com Luis Carlos prestes, seu pai era seu gigante, porque era um homem de caráter, comandante militar, ficou no Recife, numa expedição que seguia para Europa, ao ser identificado como comunista. Ficou no Recife, em Recife casou-se.... E Desse casamento nasceram nove filhos. Todos os filhos tiveram nomes de comunistas, Vladimir Lemine, Olga Benário, etc...( muitos risos...)
Ao falar do pai, sempre se referia a ele como homem carinhoso, que respeitava aos filhos, mas não cria em Deus, Deus era um ópio em sua concepção, o homem podia tudo, homem autodidata, fluente em 4 línguas.
Lembra-se bem que em 64 todo exército invadiu sua casa,sua mãe fora mutilada, seu pai, exilado! Que dor... como manter a família??
Fez teste musical e facilmente assinou contrato com CBS. Começou a cantar e fazer muito sucesso. Rapidamente ganhou dinheiro para comprar seu apartamento em Copacabana, carro e todos os confortos da época. Se alguém lhe dissesse; _ Agradeça a deus por sua fama! Sua resposta era imediata... deus é ópio. O homem é o que é porque se esforça. Meu trabalho, meu dinheiro, meu talento não cai do céu! Tudo é meu esforço!
Com o dinheiro que ganhou trouxe de volta o pai, seu ídolo, que estava sendo muito torturado.
Nesse tempo, começava a ficar nervoso ante os shows, que eram em lugares cada vez mais requintados! E começara refugiar-se no uísque! Mudou-se para são Paulo e já muito viciado em álcool utilizava a desculpa de estar numa cidade muito fria ( rsrs).
Casou-se, principalmente porque descobriu que a tal moça também não cria em deus, também era superior...formou-se um lar sem Deus. Um lar de guerreiros sem Deus. Começou a fazer o Programa “ os galãs cantam e dançam no domingo!” que chegou a ser o primeiro em audiência!
Não conseguia , embora persistisse, manter a integridade de seu pai, que não cria em Deus, mas não bebia, não havia vícios. A bebida era uma muleta em sua vida, seus filhos sempre o diziam isso. Nesse tempo, seus melhores amigos, tais quais Antônio marcos 9 fora internado) ...ele, que cantara e ganhara tanto dinheiro com a música: ‘Ei, vamos seguir com fé, o homem de Nazaré...” Morrera tomando desodorante, quando lhe escondiam as bebidas alcoólicas. Seguiram seus outros amigos a mesma sina: Paulo Sérgio, Altemar Dutra, Wilson Simonal . E ele vivia e se perguntava até quando iria durar, porque bebia tanto quanto eles!!!
Em Recife, como era de se esperar, perdeu a família! Lá a desculpa era o clube do Limão...nesse tempo adquiriu Gota, ácido úrico, Mas pasme! Seus próprios remédios eram ingeridos com bebida alcoólica... nesse tempo vivia todas as fazes da bebida: o contador de piadas, engraçadinho, o chato que conta mil vezes a mesma piada, o valentão e... o mendigo, que caía nas ruas e envergonhava as filhas. Sua filha Patrícia passou no vestibular aos 1 5 anos! Qualquer pai comemoraria a precocidade dessa menina... ele não soube, soube bem tarde...Fígado comprometido, não havia mais lar.... aonde morar?? Sua filha, a mais velha não queria mais falar com ele, pegava pesado, o chamava de vergonha da família, corria para bem longe se o visse...Seu filho, passou a usar drogas, entrou para turminhas de gangues de pegas de carros, muito comum naquela época. E ele não podia falar nada, com que moral falaria algo? Sua terceira filha teve uma convulsão cerebral, tornou-se epiléptica. Teve crises no shopping, frente aos amigos...Lembrava do pai dizendo: _ o homem pode todas as coisas e descobria que ele, não podia nada!!!
Reginaldo vendera muitos discos com a música; “ Garçom, aqui nessa mesa de bar, você já cansou de escutar...” essa música fora inspirada em sua vida.
Conheceu um amigo crente, esse falava de jovens comprometidos, com uma tl palavra, e ele lembrava do filho usando maconha... Ouviu de mulheres sábias, e ele lembrava de sua ex mulher, que vivia na frente da televisão e ele só comia por capítulos, nos comerciais, fritava o bife, no outro comercial, fritava as batatas e quanto ao mais ele deveria calar a boca, pois estava tendo bem mais que merecia... Ouviu do Salmo 127: “Se o Senhor não edificar a sua casa, em vão trabalha os que a edificam” ouviu; “Feliz é a nação, cujo Deus é o Senhor!” dentro de si não havia perspectiva, cria mesmo, que muito em breve iria morrer... mas chamou seus filhos, todos os três, conseguiu reuni-los e os levou na tal igreja e disse ao tal pastor; - cuide de meus filhos!!! E não ficou.
Foi atrás dos pais, para tirar essa história a limpo.... fora a Niterói.
Vou atrás de meu ídolo! O meu gigante que teve as unhas arrancadas, levou milhões de pancadas na cabeça, mas não entregava o ouro aos bandidos, nunca se curvou a nenhuma farpa que entrara em suas pernas, mas ao entrar... pasme! Seu pai estava de joelhos diante da Bíblia e dizia-lhe: deus existe filho e tem um plano em sua vida, sabia que você viria.
Não é possível, dizia de si para si – papai viciou-se em ópio.
Vou procurar Vladimir, seu irmão do coração, vou para a Califórnia brasileira, Ribeirão Preto, o lugar em que se ganha dinheiro pra valer no Brasil... E lá Deus era muito mais freqüente, falava em Deus na hora que se acordava, que se comia, agradecia a deus por todas as refeições....Vixe!
Começou novamente a trabalhar, conseguira um programa nas madrugadas, e poucos eram os que o ouviam....Num desses dias na madrugada ouviu: _ pai! Sim, seu filho Júnior, daqui de Recife, eu vou me casar, desde o dia que nos deixou naquela igreja, e isso já faz 15 anos, eu e minhas irmãs estamos vivendo com essa família, e eu quero que venha cantar em meu casamento, mas é um hino, vou mandá-lo, esse é meu presente de casamento, vc canta??
Ele não tinha como dizer não...que voz tranqüila a do seu filho, ele realmente se convertera!!! Que atitude tranqüila, que convite amoroso...Mas cante sem as muletas, pai!!
-Sim, filho, eu vou....
E demorou tanto para se converter, tanto sofrimento, embora bom homem foi o último a se render ao Senhor, de toda a família, o último...

Lá, o hino era: Grande é o Senhor!!! E mui digno de louvor...
Na cidade de nosso Deus, seu Santo monte
Alegria de toda terra
Grande é o Senhor
Que nos ajuda contra o inimigo
por isso diante DEle nos prostramos,
queremos o Seu nome engrandecer
e agradecer-te por Sua obra em nossa vida,
confiamos em Seu infinito amor
pois só Tu és o Deus eterno Sobre toda terra e céu.



O efeito desse louvor em sua vida trouxe-lhe a conversão mais real, e mais desejosa de conhecer essa verdade que até então nunca conheceu. Hoje o pastor Luis Carlos Clay viaja o Brasil inteiro evangelizando e muitos se rendem ao senhorio de Jesus, diante de seu testemunho. E como diz a palavra, _ Onde abundou o pecado, superabundou a graça!!!
Deus lhe deu uma nova perspectiva de lar e o respeito de seus filhos, seus prósperos e estudados filhos....

E como cantou Fernada Brunn e Aline Barros ( parceiras no mundo cristão) no Faustão ontem:
Teu , Teu, tudo é Teu!!!Teu, teu, tudo é teu!!!