7 de ago. de 2010

Estudando a Música Popular Brasileira e influências - anos 70:

Década de 70

Visão Geral:
Marcha a favor de Salvador Allende no Chile.
Leonid Brejnev, tendo um enorme exército e potente arsenal em suas mãos, foi um dos homens mais poderosos da década de 1970, levando a União Soviética a um novo avanço econômico e políticas de ppaz.
Richard Nixon foi presidente dos EUA durante quase toda a primeira metade da década de 1970.
Revolução dos Cravos em Portugal:
Foi a época em que aconteceu a crise do Petróleo, o que levou os EUA à recessão , ao mesmo tempo em que economias de países como o Japão começavam a crescer. Nesta época também surgia o movimento de defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a “era do individualismo”. Eclodiam nesta época os movimentos musicais do Rock and Roll, das discotecas e também do experimentalismo na música erudita.

Fatos marcantes:

Guerras e políticas:

Dá-se a Revolução dos Cravos em Portugal ( 25 de Abril de 1974) e a independência das então colônias portuguesas em África, Angola, Cabo Verde , Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Timor-Leste também proclamou a sua independência em 1975, ms foi imediatamente invadido pela Indonésia, uma ocupação que durou até 1999.
Na União soviética, sob a gestão neo-stalinista de Brejnev, a economia caminhava progressivamente, o que permitiu tomar o exército vermelho, o mais poderoso e influente no mundo, atemorizando os norte-americanos, que preferiam tomar o caminho da paz, as gestões de Richard Nixon, Geral Ford e Jimmy Carter.
Nesse período, as corridas espaciais e armamentista se encerraram, dando lugar a um progresso humanístico, que visava não o interesse individual das potências, mas sim da humanidade, o período da chamada humanidade progressista.
Em angola e Moçambique instalaram, á seguir à independência das guerras civis, ( a guerra civil de Angola ) e a Guerra de desestabilização de Moçambique) com grande envolvimento de outros países , dentro do contexto da guerra Fria. Ao mesmo tempo, intensificavam-se as lutas de libertação de Rodésia 9 que ascendeu à independência em 1980) e da Namíbia , que só se libertou da áfrica do sul com o surgimento do regime apartheid na áfrica do Sul , em 1990.
Em vários estados democráticos – especialmente na Alemanha, na França e na Itália – mas também naqueles em que vigiam regimes ditatoriais – Espanha, Grécia e países do Cone sul , os anos de 1970 foram marcados por violência política, luta armada e terrorismo de esquerda e de direita, bem como pelo endurecimento do aparato repressivo estatal.
Termina a guerra do Vietnã, com a derrota dos EUA e reunificação do país.
Houve então o término da corrida armamentista e espacial.

Economia:

Ausência de combustíveis em 1973, durante a crise do Petróleo.
A economia mundial e particularmente a dos Estados Unidos, entra em recessão após a crise do petróleo de 1973, quando a OPEP ( organização dos países exportadores de petróleo ) triplica o preço do Barril do Petróleo. Tal fato ocorreu como retaliação dos países árabes , maioria dos constituintes da OPEP, aos Estados Unidos, por estes terem apoiado Israel na Guerra do Yom Kippur, neste mesmo ano.
O Brasil, ainda sob impulso do milagre econômico, posterga os efeitos desta primeira crise do Petróleo utilizando reservas cambiais e, em seguida, empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial. Porém o milagre econômico começa a entrar em declínio.
Em 1979 uma nova crise do petróleo ocupava o ocidente , desta vez motivada pela queda do Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, então aliado aos Estados Unidos. A queda do Xá permite a ascensão ao poder do Aiatolá Komeini, líder muçulmano xiita e inimigo declarado de Israel. Mais uma vez, agora por pressão do Irã, o petróleo é usado como arma e tem seu preço duplicado em detrimento dos Estados Unidos, maior consumidor mundial e histórico alado de Israel.
Na União soviética, aproveitando-se da crise do Petróleo, a economia chega ao seu auge, permitindo aos cidadãos, mesmo vivendo em um sistema socialista , um conforto material relativamente alto.
O Brasil sofrerá com muito mais intensidade os reflexos desta segunda crise de petróleo, tendo a inflação gradualmente acelerado seu ritmo de crescimento, por conta dos seguidos aumentos dos preços dos combustíveis no mercado interno. O milagre econômico, então já acabara.

MÚSICA:

Em 1973 , o concerto de Elvis Presley , “Aloha from Hawaii’ tem uma audiência estimada em mais de 1 bilhão de espectadores. Bom também lembrarmos um show de Elvis, onde a platéia enlouquecida, gritava: “Elvis, Elvis, é o nosso rei!! “ mas Elvis era filho de evangélico e virou-se contra a platéia e falou em alto e bom tom: “Só conheço um rei; que é Jesus Cristo!” e seguiu seu show, com muito sucesso.

A incorporação de música erudita no rock já havia se iniciado nos anos 60 , mas só ganhou ares de movimento 9 também derivado da psicodelia sessentista ) no inicio dos anos 70, no que é conhecido como rock progressivo. Diversos artistas se reuniram na proposta, sendo os de grande destaque; Pink floyd, Gênesis, Yes, Jethro Tull , Emerson, lake & Palmer , King Crinsom, Mike Oldfield, Van der graaf Generator, gentle Giant, no terreno britânico, também caíram no gosto bandas germânicas ( Can, Faust, neu, Tangerine Dream, Amon Duul) e italianas ( lê Orme, formula ter e Premiata Forneria Marconi), Canadá ( Rush) , Bélgica ( Univers zero) e Holanda ( Focus) também dão sua contribuição.

No Brasil, destaque para os trabalhos de O Terço, O som nosso de cada dia, a barca do Sol, Rita Lee & Tutti Frutti, casa das máquinas, e Sagrado coração da Terra. O disco que mais se destaca é the Dark Side of the Moon, de Pink floyd. A banda bahiana doces bárbaros, idealizada por Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal costa e Caetano Veloso.

Surge o glam rock, onde o chique e o glamour faziam parte do visual, David Bowe, com o seminal disco the Rise and Fall of Ziggy stardust and the Spiders from mars é o maior expoente. Outros ícones do estilo são marc bolan e seu grupo T. Rex, Mott the Hoople e principalmente elton John com o notável álbum goodbye Yellow Brick road, com seu estilo extravagante, que tinha como marca registrada, óculos, roupas rigidamente enfeitadas e coloridas , além das botas de plataformas e das calças boca de sino.
Seguimos com nosso estudo, um estudo que tem servido de base para minha futura pós- graduação, assim que eu puder pagá-la! O tema já está escolhido: “Ensinando conteúdo e interdisciplinaridade através de músicas.”
Agradeço a professora Áurea , que tem me fornecido muitos dados e cooperado em aperfeiçoar minhas descobertas. Sei que muitos outros t~em cooperado nesse processo de crescimento, e aprendizado ou ainda vão cooperar, e Deus é quem não me deixa desistir!

“ É importante saber agradecer, o que me fez bem e quem me abençoou, esteve comigo, na hora da alegria e da dor”. ( Ana Paula Valadão)

Nenhum comentário: