6 de ago. de 2010

Estudando a Música Popular Brasileira e influências - anos 60:

Anos 60

Tropicalismo – Um movimento.
O tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formam um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal costa e do cantor compositor Tom Zé, da Banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical brasileiro. A música brasileira pós bossa Nova e a definição da “qualidade musical” no País estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas de movimentos ligados à esquerda. Conta essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuravam universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica. Ao mesmo tempo, sintonizaram a eletricidade com as informações da vanguarda erudita por meio dos inovadores arranjos de maestros como Rogério Duprat,Julio Medaglia e Damiano Cozzela. Ao unir o popular , o ppop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.

Seguindo a melhor das tradições dos grandes compositores da bossa Nova e incorporando novas informações e referências de seu tempo, o Tropicalismo renovou radicalmente a letra de música. Letristas e poetas, Torquato Neto e Capinan compuseram com Gilberto Gil e Caetano Veloso trabalhos cuja complexidade e qualidade foram marcantes para diferentes erações. Os diálogos com obras literárias como os de Oswald de Andrade ou dos poetas concretistas e levaram algumas composições tropicalistas ao status de poesia. Suas canções compunham um quadro crítico e complexo do país – uma conjunção do Brasil arcaico e suas tradições, no Brasil moderno e sua cultura de massa e até de um Brasil futurista, com astronaves e discos voadores. Elas sofisticaram o repertório de nossa música popular, instaurando em discos comerciais procedimentos e questões até então associadas apenas ao campo das vanguardas conceituais.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa Nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no país. Pop x Folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares ao msmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época.

Discos antológicos foram produzidos, como a obra coletiva Tropicália, ou Panis et Circensis e os primeiros discos de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Enquanto Caetano entra em estúdio ao lado dos maestros Júlio medáglia e Damiano Cozzela , Gil grava seu disco com os arranjos de Rogério de Rogério Duprat e da Banda Os mutantes. Nesses discos, se registrariam vários clássicos, como as canções manifestos “Tropicália” ( Caetano ) e Geléia Geral ( Gil e Torquato) . A televisão foi outro meio fundamental de atuação do grupo – principalmente os festivais de música popular da época. A eclosão do movimento deu-se com as ruidosas apresentações, em arranjos eletrificados, da marcha “Aegria alegria”. De Caetano e da cantiga de capoeira “domingo no Parque, de Gilberto Gil no III Festival de MPB da TV Record, em 1967.
Irreverente, a Tropicália transformou os critérios de gosto vigentes, não só quanto à música e á política, mas também à moral e ao comportamento. Ao corpo, ao sexo, ao vestuário. A contracultura hippie foi assimilada, com a adoção da moda dos cabelos longos encaracolados e das roupas escandalosamente coloridas.

O movimento, libertário, por excelência, durou pouco mais de um ano e acabo reprimido pelo governo militar. Seu fim começou com a prisão de Gil e Caetano, em dezembro de 1968. a cultura do país, porém já estava marcada para sempre pela modernidade e dos trópicos.

JOVEM GUARDA

Num sentido estrito, a expressão Jovem Guarda designou programa da TV Record de São Paulo SP, estreado em Setembro de 1965 e findo em 1969, comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia; mas tem sido comumente empregada para definir gênero musical também conhecido como iê iê, iê ou seja, a versão internacional do rock. A Jovem Guarda foi entretanto a cristalização de uma tendência bem anterior: a informação do rock in roll norte-americano da década de 1950 um mercado de consumidores e aficionados , permitindo que, desde 1957, os primeiros cantores e compositores brasileiros do gênero tentassem reproduzir o ritmo com letras em Portugu~es ou cantando no original. Entre os maiores expoentes desse período estavam os irmãos Tonny e Celly campelo, Sérgio Murilo, Ed Wilson e em fase pouco superiorRonnie cord e os grupos the Jordans, The jet Blacks e the clevers. O trio central – Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia – entrou em cena justamente quando começava a se acentuara queda de popularidade dos primeiros artistas de rock in roll. Em 1961, Celly Campelo decidiu afastar-se da vida artística, enquanto as atenções se voltavam para a Bossa Nova e nos meios de comunicação sobreviviam poucos espaços; o Programa hoje é dia de rock, de Jair de Taumaturgo, na Radio Mayrink Veiga carioca, o clube do rock, de Carlos Imperial, na TV Rio, e Crush em Hi – Fi, na TV Record, de São Paulo. Em discos , os sucessos rareavam: marcianita, com Sérgio Murilo, Diana, Com Carlos Gonzaga. Roberto Carlos optou então por algum tempo pela bossa Nova, mas Erasmo Carlos e Wanderléia decidiram insistir, tentando divulgar um tipo de música, que nesse tempo já tinha muito de bolero e samba-canção, misturado ao ritmo do rock in roll. No rio de janeiro, RJ, Ed Wilson, Cleide Alves Renato e seus Blues caps também esperavam sua oportunidade. Foi o repentino sucesso de um compositor e intérprete radicado em São Paulo que abriu a brecha para o que seria a jovem Guarda: em 1963, ronnie cord conseguiu bons índices, de venda e popularidade com o rock Rua Augusta ( de Hervê cordovil ) chamando a atenção do público e dos homens de media para Roberto Carlos e Erasmo Carlos, principalmente autores de “parei na contramão”. Em seguida; é proibido fumar, e Festa de Arromba, confirmam a a existência no mercado. Surge então o programa na TV Record que deveria chamar Festa de Arromba e ocupar uma hora ociosa, a tarde de domingo, vaga desde a transmissão de jogos de futebol.

Com o nome definitivo de jovem Guarda , o programa foi ao ar pela primeira vez em Setembro, de 1965, reunindo Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderleia, os cantores Eduardo Araújo, Sérgio Murilo, Agnaldo Rayol, Martinha, Cleide Alves, Meyre pavão, Rosemary e os grupos the Jordans, the Jet Blacks, Renato e seus blue caps, Os Incríveis e os blue Boys. Rapidamente a Jovem Guarda tornou-se uma das grandes atrações das emissoras, reunindo grande platéias de adolescentes no Teatro Record, mas foi a partir de 1966, e Erasmo Carlos “quero que vá tudo pro inferno” que o programa tornou-se tendência musical. Outros artistas se juntaram ao grupo inicial: ronnie Von, vanusa, de Kalefe, Deny e Dino leno e Lílian Antonio marcos, os vips, Os Brasões, the pops , entre outros. Seguindo o exemplo de apples, promotora dos Beatles, a agência de publicidade Magaldi, maia & Prosperi passou a coordenar industrialmente a imagem do trio central daJovem Guarda criando as marcas: Calhambeque, Tremendão e Ternurinha para uma série de produtos que ia de bonecas a calças e blusas.

Segundo Erasmo Carlos, foi justamente a tropicália – movimento que Gil e Caetano fundaram nesse período – uma das principais causas do esvaziamento do Jovem Guarda. ‘ A tropicália, diz ele, era uma jovem Guarda com cosciência das coisas, e nos deixou num branco total.’ Mas antes de se extinguir totalmente no início de 1969, pela superesposição ao consumo, pelo cansaço e esgotamento criativo de seus participantes, e pelos prejuízos que levou da produtora, a Jovem Guarda deixou sua contribuição , alimentando vários programas semelhantes na televisão, como a Festa do bolinha de Jair de Taumaturo.

No início da década seguinte, Léo Jaime , os titãs, a Blitz e outros intérpretes, e gupos roqueiros retomaram a musicalidade simples e direta da jovem guarda, constituindo a nova Jovem guarda. Em 1995 , remanescentes da jovem Guarda se reuniram para comemorar os 30 anos de movimento, gravando uma caixa de cinco CDs para a Polygram, onde recriam os antigos sucessos, e fazendo uma série de shows, com êxito nacional.

DITADURA MILITAR:

Podemos definir a ditadura Militarcom sendo o período da política brasileira em que os militares governavam o Brasil. Esta época vai desde 1964 a 1985. caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.
O golpe militar de 1964

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio quadros, em 1961. o vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961 – 1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras, como por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que nesse período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Esse estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupações nos EUA,que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.
Os partidos de oposição, como a União Democrática nacional ( UDN) e o partido social democrático ( PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil ( Rio de Janeiro), onde defende as reformas de base. Nesse plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país,
Seis dias depois, em 19 de março de 1964, os conservadores organizavam uma manifestação contra as intenções de João Gourlat. Foi a marcha da família com Deus pela liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.
O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de minas Gerais e são Paulo saem as ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de Abril é decretado o Ato constitucional número 1 ( AI -!) . Este, cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.

GOVERNO CASTELO BRANCO ( 1964- 1967)
Castelo Branco, general militar , foi eleito pelo congresso nacional presidente da República em 15 de Abril de 1964. em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar o seu governo, assume uma posição autoritária.
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos, vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo foi instituído o bipartidarismo. Só restavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro( MDB) e a aliança Renovadora nacional ( ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controladora, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.

GOVERNO COSTA E SILVA ( 1967 – 1969)
Em 1967, assume a presidência o general Arthur da costa Silva, após ser eleito indiretamente pelo congresso nacional. Seu governo é marcado por protestos, e manifestações sociais. A oposição ao regime militar cresce no país, a UNE ( União nacional de Estudantes) organiza, no rio de janeiro a passeata dos Cem mil.
Em Contagem ( MG) e Osasco ( SP) , greves de operários paralisam fábricas em protesto ao Regime Militar. A guerrilha urbana começa a se organizar. Formada por jovens idealistas de idealistas de esquerda assaltam bancos e seqüestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposição armada.
No dia 13 de dezembro de 1968 , o governo decreta o Ato Institucional número 5 ( AI -5) . Este foi o mais duro do g overno militar, pois aposento juízes, cassou mandatos, acabou com as garantias do hábeas-corpus e aumentou a repressão militar e policial.
GOVERNO DA JUNTA MILITAR ( 31/8/64 – 30/10/69)

Doente costa e silva foi substituído por uma junta militar formada pelos ministros Aurélio de lira Tavares (Exército), Augusto Rademaker ( marinha) e Márcio de Sousa e melo ( Aeronáutica).
Dois grupos de esquerda , o MR-8 e a ALN sequestaram o embaixador dos EUA Charles elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertação de 15 presos políticos, exigência conseguida com sucesso. Porém , em 18 de Setembro, o governo decreta a lei de Segurança Nacional. Essa lei decretava o exílio e a pena de morte em casos de “guerra psicológica adversa ou psicológica, revolucionára ou subversiva”.
No fim de 1969, o líder da ALN, Carlos mariguella, foi morto pelas forças de repressão em são Paulo.
GOVERNO MÉDICI ( 1969 – 1974)

Em 1969, a junta Militar escolhe o novo presidente; O general Emílio Garrastazu Médici. Seu governo é considerado o mais duro e repressivo do período, conhecido como “anos de Chumbo”. A repressão á luta armada cresce e uma severa política de censura é colocada em execução. Jornais, revistas, livros, peças de teatro, filmes, músicas e outras formas de expressão artísticas são censuradas. Muitos professores, políticos, músicos, artistas, e escritores são investigados, , presos , torturados ou exilados, do país. O DOI – Codi ( Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de operações de Defesa Interna ) atua como centro de Investigação e repressão do governo militar.
Ganha força no campo e guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia é fortemente reprimida pelas forças militares.

O MILAGRE ECONÔNICO

Na área econômica o país crescia rapidamente. Esse período que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido como a época do Milagre econômico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflação, beirava os 18%. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o Brasil avançou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos esses investimentos, geraram milhões de empregos pelo país. Algumas obras consideradas faraônicas, como a Transamazônica e a ponte Rio- Niterói.
Porém todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro, os empréstimos geraram uma dívida externa elevada para os padrões econômicos do Brasil.

GOVEERNO GEISEL ( 1974 – 1979)

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que começa um lento processo de transição rumo a democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econômico e com a insatisfação popular em altas taxas. A crise do Petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os créditos e empréstimos internacionais diminuem.
Geisel anuncia a abertura política lenta gradual e segura . a crise do Petróleo e a recessão mundial interferem na economia brasileira . a oposição política começa a ganhar espaço, nas eleições de 1974, o MDB conquista 59% dos votos do Senado, 48% da Câmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das cidades.
Os militares de linha dura não contentes com os caminhos do governo Geisel, começam promover ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog é assassinado nas dependÊcias do DOI- codi em são Paulo.
Em 1978 Geisel acaba com o AI – 5, restaura o hábeas –corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

GOVERNO FIGUEIREDO (1979 – 1985)
A VITÓRIA DO MDM NAS ELEIÇÕES EM 1978 COMEÇA A ACELERAR O PROCESSO DE REDEMOCRETIZAÇÃO. O general João Batista Figueiredo decreta a lei da Anistia, concedendo o direito do retorno ao Brasil para os políticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes políticos. Os militares de linha dura continuam com a repressão clandestina. Cartas-bomba são colocados na imprensa e da OAB ( Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no Centro de convenções do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovidopormilitares de linha dura, embora até hoje nada tenha sido provado.
Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no país. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto MDB passa a ser PMDB. Outros partidos são criados, como Partido dos Trabalhadores ( PT) e partido Democrático Trabalhista ( PDT).

REDEMOCRATIZAÇÃO E CAMPANHAS POR DIRETAS JÁ1

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o surgimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores, de futebol e milhões de brasileiros participam do Movimento das diretas já, . o movimento era favorável a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que garantia eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a ementa não foi aprovada pela Câmara dos deputados.
No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio eleitoral escolheria o deputado Tancredo neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática, - o grupo formado porPMDB e pela frente Liberal.
Era o fim do regime Militar. Porém Tancredo neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar estabeleceu princípios democráticos no país.
( Enciclopédia de Música Brasileira )
voltamos com a década de 70...

Um comentário:

Anônimo disse...

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