13 de set. de 2009

Uma música na aula dessa semana..."Viagem" ( João de Aquino/Paulo César Pinheiro)

Minha mãe, desde bem novinha, me lembro dela contando as histórias sobre a Música Popular Brasileira, estudou em colégio interno no Leme durante anos, e desde então, tornou-se amante das Letras... Certamente que os contos que ela contava, me influenciou em passar a mar livros, textos e a Língua Portuguesa, também as músicas, as boas, claro!

Lembro-me bem dela cantando essa música, e toda a história dela, essa música, Viagens, foi uma das vencedoras da MPB de 69, se não me angano... ela diz que eram dois vizinhos da zona sul do Rio, em tempos de Bossa, o joão de Aquino, tocava piano, e o paulo César era o compositor, e não tinham muita intimidade, mas um dia ouvindo a melodia que João de Aquino fizera, não conseguiu dormir, e ficou a criar uma letra para aquela melodia, então fez essa melodia, lindaaa! E no dia seguinte cantaram juntos o dia todo, e logo em eguida foram ppara o festival, e foram os vencedores...Um dos vencedores... Vale ressalta, tudo foi improvisado, havia cantores ensaiando o ano todo para serem vencedores no festivallll...

A música: Viagem

Oh! TRISTEZA me desculpe
estou de malas prontas
hoje a POESIA
VEIO AO MEU ENCONTRO
Já raiou o dia
Vamos viajar...
Vamos indo DE CARONA
na GARUPA LEVE
do VENTO MACIO
que vem caminhando
desde muito longe
Lá do FIM do mar.

Vamos VISITAR A ESTRELA
da manhã RAIADA
que pensei PERDIDA
pela madrugada
Mas QUE VAI ESCONDIDA
QUERENDO BRINCAR
senta nessa NUVEM CLARA,
MINHA POESIA
anda, se prepara
traz uma CANTIGA
vamos espalhando MÚSICA no ar.

Olha quantas AVES BRANCAS
MINHA POESIA,
dançam nossa VALSA
pelo céu que um dia
faz todo BORDADO
DE RAIO DE SOL.
oh, PoESIA, me ajude,
vou colher AVENCAS
LÍRIOS, ROSAS, DÁLIAS
pelos campos verdes
que você BATIZA
DE JARDINS DO CÉU.

Mas pode ficar tranquila,
minha poesia
pois nós voltaremos,
NUMA ESTRELA GUIA
NUM CLARÃO DE LUA
quando serenar.
ou talvez ate quem sabe,
nós só voltaremos num
CAVALO BAIO
NO ALAZÃO DA NOITE
cujo nome é RAIO
RAIO DE LUAR.


Pense e responda:
1- A quem se pede desculpas?
2- As malas já estão prontas?
3- o destino parece bom ou ruim?
4- Quem veio ao encontro do "eu lírico"?
5- Como é a garupa que o eu lírico vai montar?
6- Coisas como "visitar as estrelas" "sentar na núvem","espalhar música no ar", "ver aves brancas" "dançar valsa", "colher lírios, avencas, rosas, dálias", "montar o cavalo baio""observar o raio de luar" é possível a qualquer pessoa?? Que tipo de pessoa se apercebe dessas coisas belas da vida?

"Aquele que começou a boa obra em minha vida, não terminou....."
paz e muita poesia para vc, ...

Nenhum comentário: