25 de jun. de 2010

O sucesso e Aristóteles

O sucesso e Aristóteles

QUEM BUSCA O RESULTADO, E NÃO A EXCELÊNCIA, CORRE O RISCO DE FICAR SEM NADA

Sucesso . eis uma palavra difícil de ser definida. O que é sucesso para uma pessoa pode não ser para outra. A coisa se complica quando pensamos que sucesso é dinheiro, o que na maioria das vezes não é. Aliás, sucesso nem sequer é sinônimo de resultado. Sucesso é fazer bem feito; resultado é conseqüência. Por isso, quando procuramos entender o sucesso, é melhor relacioná-lo com outra palavra: excelência. Quando alguém tem compromisso com a excelência, realiza seu trabalho com sucesso, o que o leva a alcançar os resultados desejados. Inclusive dinheiro. Felizmente, encontramos profissionais preocupados com a excelência em todas as atividades. São pessoas de sucesso em seu trabalho. São respeitadas, admiradas e imitadas. Elas acertam no resultado porque miram na excelência. Mas essa não vem do nada, da simples intenção; é necessário que se adote uma estratégia.
Aqui vai uma história para ilustrar melhor esse assunto. Há muitos e muitos anos, um homem sábio, preocupado com o futuro de seu filho, lhe deu três conselhos: siga sua vocação, trabalhe em um local estimulante e administre suas finanças. E não é o que, ainda hoje, os orientadores de carreira dizem para os jovens que estão iniciando? Pois é, estes sem saber, estão repetindo Aristóteles. Quando escreveu Ética a Nicômaco, o filósofo estava, pretensamente, escrevendo para seu filho, e nessa obra, encontramos as bases da excelência. Os três ingredientes citados se combinam para preparar o prato do sucesso, ainda que, em doses diferentes, dependendo da etapa da vida. O início pode ser pela vocação, pelo ambiente ou pelos recursos, mas no decorrer dos acontecimentos, a falta de um dos três componentes, compromete o conjunto. “Busque o bem” disse o filósofo, “o bem é o exercício ativo das atividades da alma de conformidade com a excelência.”E ele esclareceu que o bem está nos menores atos, mas que todos estão conectados com um bem maior, que é a própria felicidade. A vida prática, diária, comum, impregnada de pequenos problemas, pode ser mais leve e agradável quando assumimos esse compromisso aristotélico: fazer o bem. Essa é a essência do sucesso: o resultado é uma mera questão de tempo. Não há razão para preocupações quando se assume compromisso com a excelência. Se por acaso você faz um trabalho que não lhe agrada, faça-o da melhor maneira possível, pois essa é a única garantia de que você não o fará para sempre, pois com certeza será conduzido a outras missões sequiosas de excelência . Não sabemos o que o filho de Aristóteles fez da vida, mas outro jovem que foi quase seu filho adotivo era Alexandre, o líder que conquistou praticamente todo o mundo conhecido, antes de completar 30 anos.
( MUSSAK, Eugênio)

Ouvimos de aluno as seguintes falas...

- bom, primeiro resolvi fazer Medicina porque eu já estava em Biologia, ne/ Eu acho que foi mais assim, por acomodação. Daí mamãe me falou da UNICAMP e, né, achei legal, mamãe falou que tinha bastante campo científico , e tal, pesquisa... e aí eu fiquei interessada.
e a engenharia de Alimentos era um campo assim ainda não desenvolvido, e eu estava a fim de ver como era, né?
eu não gostei. (...)

Se você busca uma carreira, unicamente para obter prestígio, é possivel, que ao meio dela, voc~e se sinta frustrado, busque portanto, testes de aptidão profissional para averiguar seus talentos e inteligências, não desistir ou trocar no meio do caminho, mas lembre-se, nunca é tarde para recemeçar, não se acomode!! Saiba que a maioria dos profissionais já viveu uma sensação de impasse na carreira. O trabalho perdeu a graça, as tarefas se sucedem de forma aborrecida, os desafios ficaram no passado. a situação de impasse surge como frustração, enfado, depois começam reflexões sobre supostos erros pessoais... Frases como; _ Não consigo exercer todo meu potencial surgem frequentemente frente a um tempo de exaustão. mas é sempre bom, porque as antigas maneiras de encarar a profissão precisam ser revistas, é hora de ouvir sugestões, procurar novas perspectivas e enfim, mudar....A superação desse empasse exige coragem para enfrentar uma situação desconhecida, estímulos novos para voltar a estudar, e disposição para demonstrar a si mesmo que você continua vivo e intervindo...

Feriadãoo!!

Nenhum comentário: