8 de out. de 2009

Metade - Oswaldo Montenegro - reflexão.

Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
Mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Porque metade de mim é partida
Mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos

Porque metade de mim é o que ouçoMas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que eu mereço
Que essa tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que eu penso mas a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste,
que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso
Que eu me lembro ter dado na infância
Por que metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei.Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
Porque metade de mim é abrigoMas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de mim é platéiaE a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amorE a outra metade também.

alunos me pediram, via orkut......Bem, a resenha não vou fazer não, tá?

Mas vou dar umas dicas daquilo que é bem visível, aos meus olhos, pois os tempos mudam mas os princípios de Deus não..

Há uma contradição entre amor e medo, e esse medo jamais poderia ser contradição com o amor, porque o verdadeiro amor lança fora todo medo!
Triste alguém deixar morrer tudo em que se acredita! O ideal seria lutar, e não deixar morrer o que se acredita! mas é imprrescindível que a morte do que se acredita ( se foi inevitável...) não tape ouvidos, boca, mente, coração.O amor tudo sofre, tudo crê e espera, então eu acho que ele não ama de verdade essa mulher, porque caso amasse não diria que quer somente ela sendo amada, ...mesmo que distante,... vejo covardia nessa estrofe...
Mas vejo tb liberação de perdão e desejos de felicidade a essa pessoa. ( menos mal.)

O que ele fala não pode ser ouvido como prece, ele não é exemplo para ninguém! O fato de calar muito é covardia, buscar o concenso parece algo difícil demais para ele, estranho!Pessoas assim, não são líderes, não estão no centro, mas ficaram na retaguarda.Ele diz merecer

paz , embora tenha tido vontade de ir embora, e demonstra nas palavras, saudades. confuso o cara, não??

Como o tempo verbal empregado ajuda, Presente do Subjuntivo, demonstra desejo, pois é petição, todas essas coisas podem sem alcançadas, via "misericórdia", mas nunca via "justiça".

Não entendo que o cansaço conduza a lugar de abrigo, uma pausa, até entenderia, não ruptura, não é isso que o faz infeliz, mas o fato de não saber amar, que pode vir a gerar outros relacionamentos tão complicados quanto, com guerras, "frias", mas "guerras"....não sei se mais ou menos sérias!
Nossos problemas geralmente são menores que podemos enxergar, nós é que complicamos e não a platéia. O velho caso de transferir culpa, obrigações.
Perdoar setenta vezes sete, é mandamento, perdoado ele será, pois a amada parece disposta a aceitar sua decisão, mesmo ele não tendo vivenciado um arrependimento verdadeiro. Que ainda tem que acontecer, para que se alcanse "cura" e assim o sentimento de comiseração sempre presente no poema desapareça, não como desapareceu o primeiro envolvimento, mas porque o que precisa ser tratado no "eu" lírico é a raiz, domínio de sua mente, sabendo que os pensamentos são flexas lançadas de todos os lados, cabe a ele discernir, com a ajuda do Espírito Santo, as questões de complexidade, que é ele que precisa aprender simplificar e fugir de todo embaraço, com muita naturalidade e autoridade em Deus.
espero que ajude, paz...Simone Morais.

Nenhum comentário: